Glaucia Barbosa

 

Realizadora Audiovisual. Atua nas áreas de Cinema e Educação, desenvolvendo projetos para Formação e Produção Audiovisual; Roteiro e Direção; Curadoria de Mostras e Festivais; Coordenação Pedagógica e Elaboração de Projetos e Itinerários Formativos.

Como Diretora e Roteirista, dedica-se atualmente à série de TV: “Traços, Trajetos e Travessias: artes visuais em Fortaleza – vol.1”, contemplada com o Edital de Produção de Obras Audiovisuais para TV - PRODAV 2/2016.

É sócia e Produtora Executiva na empresa MALEMOLÊNCIA – narrativas criativas, voltada para comunicação integrada e transmidia, e trabalha, ainda, como pesquisadora, roteirista e co-diretora nos projetos transmídia: “Meninxs”; “Nuvem de Pedra” e “Marlindo”. É professora do módulo de Produção nas disciplinas de Tutoria/Cine-Experiência, da Graduação de Cinema da Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2017 – atual). É Coordenadora da Área de Linguagens e Códigos e Professora efetiva da Rede Pública Estadual – SEDUC CE (2010 – atual).

De 2013 a 2015, foi Coordenadora do Centro de Narrativas Audiovisuais – CENA 15 (Escola Porto Iracema das Artes – Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura do Ceará), trabalhando na implantação e Coordenação dos Laboratórios de Cinema e Televisão, sob Coordenação Geral e Tutoria dos Cineastas: Karim Aïnouz, Sérgio Machado e Marcelo Gomes.

Em 2012, ocupou o cargo de Coordenadora de Políticas Públicas para o Audiovisual – Secretaria de Cultura de Fortaleza, compondo também bancas de curadoria e acompanhando o desenvolvimento de projetos contemplados nos editais das artes.

Elaborou e realizou projetos contemplados por editais e prêmios Estaduais e Nacionais, entre eles, “Epifânio” (2012), ganhador do prêmio de “Melhor Curta” no Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte.

 

Pós-graduada em Semiótica Aplicada à Literatura e Áreas Afins – Universidade Estadual do Ceará (UECE); Graduada em Letras / Habilitação em Língua e Literatura Portuguesa e Francesa – Universidade Estadual do Ceará (UECE). Formada na Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes – Ext.  Universidade Federal do Ceará (UFC). 

DSC01303_p&b.jpg